Felipe Peixoto em conversa com a classe médica | Foto: Luiz Barros

Felipe faz reuniões com representantes da pesca e da saúde

Após a meia parada na agenda externa desta quarta-feira, dia 7, por conta do primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Niterói nas eleições 2016 que aconteceu à noite, no Teatro Abel, Felipe Peixoto seguiu firme nesta quinta, 8, com as ações de rua. Os compromissos de campanha começaram cedo, com um café da manhã em Pendotiba, de onde o candidato do PSB partiu para a Ilha da Conceição, para a reunião com representantes do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj). No encontro, Felipe lembrou a importância histórica do setor e destacou a necessidade do incentivo municipal para que grandes empresas de pescado retornem à cidade, movimentando a economia e gerando emprego e renda. À tarde, o candidato se reuniu com a Comissão Organizadora do Fórum Rio 2017, que acontece no dia 12, na Câmara Municipal, com a participação dos candidatos a prefeito, e terminou o dia apresentando seu programa de governo a integrantes da Associação Médica Fluminense, em Icaraí.

A reunião contou com a participação dos candidatos a vereador pelo PSB, Marco Botelho e Adriano Boinha, ambos com ligação com o setor pesqueiro. Botelho já presidiu a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Já Boinha mora na Ponta da Areia e, além de policial militar, é pescador profissional. Na conversa com os armadores, Felipe se comprometeu viabilizar o acesso (tanto terrestre como marítimo) e de municipalizar o Terminal Público Pesqueiro (TPP), no Barreto, colocando-o finalmente em condições de operacionalização.

– Precisamos privilegiar esse setor que, sem investimentos, sofreu um esvaziamento. Vamos começar municipalizando o terminal aqui na região que é da União, por meio de um modelo de concessão que beneficie a todos, como acontece em diversos países do mundo. Mas só municipalizar não basta. Temos que resolver com o Estado a questão da dragagem do canal de São Lourenço para permitir a navegação até o local. Já o acesso rodoviário pode ser resolvido pela própria Prefeitura, que tem a cessão do terreno – adianta Felipe.

O candidato defende esses projetos com a experiência de ter sido por quatro anos secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, com atuação destacada na Fiperj, um dos órgãos da estrutura da pasta. Felipe não só impediu a extinção da Fiperj como conquistou uma série de melhorias para a instituição, como uma nova sede, a realização de concurso público e a implantação de 17 frentes para levar assistência técnica aos profissionais de todo o estado. As realizações de Felipe Peixoto na Fiperj foram reiteradas pelo ex-secretário da Comissão Parlamentar da Pesca da Alerj, Ronaldo Paes Leme, que lembrou de muitos outros avanços trazidos por ele ao setor, como a criação do Programa Saúde do Pescador.

– Felipe fez muito pela categoria, como o programa Saúde do Pescador, modelo prático, mas muito funcional. Felipe realmente se dedicou à categoria, até o pessoal da ponta, que vai para o mar – garantiu Paes Leme.

O armador de pesca Eduardo Faustino ressaltou que a falta de investimentos no setor fez com que as grandes empresas de pescado – como a Gomes da Costa, uma das maiores fabricantes de conserva do mundo, com produção mensal de 1,5 milhão de latas de sardinha por dia – migrassem para Santa Catarina e Ceará. “Niterói é pioneira em quase todas as modalidades de pesca, já foi a capital do mundo da conserva de sardinha. Precisamos de ajuda para retomar os investimentos. O Felipe foi o único que olhou por nós e fez algo por nós sem interesse. Ele nos procurou sem ser chamado, e isso tem muito valor, demonstra a sua capacidade para administrar nossa cidade”, disse.

Faustino tem o aval do presidente do Saperj, Alexandre Guerra Espogeiro, que declarou o apoio da entidade à candidatura de Felipe. “Ele é um grande amigo nosso, sabe dos nossos problemas. Por isso, em nome do sindicato, estamos ao seu lado nessa campanha”. O apoio foi reforçado também pelo assessor técnico do Saperj, comandante Flávio Leme. “A proposta é muito boa. Por isso, fechamos com o Felipe, até para ver se conseguimos sair dessa estaca zero”, disse.

Agenda do candidato desta sexta, dia 9

11h – Caminhada pelo comércio de São Francisco (encontro na esquina da Rui Barbosa com rua Tupis)

17h – Corpo a corpo pela São Januário, no Fonseca (encontro na esquina da São Januário com Alameda São Boaventura)

18h – Corpo a corpo no Bairro Chic, no Fonseca (concentração em frente ao Bar Amarelinho)

19h30 – Reunião com moradores da comunidade do Viradouro e com o candidato a vereador Thiago Mendes, do PHS (galpão da Escola de Samba Folia da Viradouro)

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM