Debate sobre mobilidade marca primeira das 22 reuniões promovidas pelo PSB Niterói

Otimização do transporte público e ampliação de ciclovias estão entre temas discutidos. Felipe Peixoto sugere criação de corredor BRS e encontros prosseguem nesta quarta, 8

O PSB Niterói realizou nesta terça-feira, dia 7, a primeira das 22 reuniões que, com o lema “Cidadania Ativa, Cidade Inclusiva”, visam debater com a sociedade os principais problemas e necessidades da população. A otimização do transporte público, a ampliação de ciclovias, a avaliação das calçadas e até a má qualidade do asfalto ganharam destaque nas discussões do tema “Trânsito, Transporte e Mobilidade”, que atraiu à Faculdade Maria Thereza (Famath), em São Domingos, cerca de 70 profissionais dos mais diversos segmentos, como arquitetos, advogados, engenheiros, representantes comunitários e líderes políticos. Os debates prosseguem nesta quarta, dia 8, na Universidade Candido Mendes, com o tema Desenvolvimento Institucional e Gestão Pública.

Presidente do partido em Niterói e pré-candidato à prefeitura, Felipe Peixoto fechou os trabalhos da primeira noite lembrando a importância de “tirar do papel” projetos já existentes. Foi mais fundo no tema, apontando a necessidade da implantação de corredores viários – o chamado sistema BRS – em todos os pontos que comportem a criação de faixas exclusivas para ônibus. Durante três horas e divididos em sete grupos, os debatedores listaram problemas e deram sugestões para o trânsito da cidade, considerado como caótico por todos os presentes.

– Esses encontros vão identificar as reais necessidades de Niterói e permitir ao PSB construir um programa que reflita os anseios de toda a população, e não apenas uma parcela dela. É uma ação inovadora do partido, envolvendo o cidadão e dando voz a todos. As reuniões seguem até 23 de julho, quando realizaremos um amplo seminário para apresentar o que foi debatido nos mais de 20 encontros e servirá de balizador para o plano de governo – explica Felipe, que foi vereador por três mandatos, deputado estadual e esteve à frente de duas secretarias de Estado.

Principais problemas – Uma das lideranças comunitárias presentes no encontro dessa terça-feira, 7, foi Nilsimar Sales. Representando a Câmara de Moradores e Amigos da Ilha da Conceição, Zona Norte da cidade, Nilsimar elogiou a iniciativa, disse que a maior preocupação em seu bairro é a rede de esgotos e pontuou o trânsito e a segurança como os maiores desafios a serem vencidos para que Niterói volte a ter qualidade de vida. “É muito bom vermos esse tipo de ação. A população deve e merece ser sempre ouvida. Afinal, nós é que vivemos o dia a dia da cidade. Por isso a importância de participarmos desses encontros. Pretendo estar presente na maioria deles”, disse Nilsimar, lembrando que a Câmara foi criada há dois anos, no auge da violência na Ilha.

– E vencemos! Nosso movimento resultou em policiamento para nosso bairro, com a consequente redução da violência. Mas só mesmo com a mobilização – afirma Nilsimar.

A estratégia – Os encontros integram a chamada Agenda Niterói, estratégia adotada há anos pelo PSB para estimular os cidadãos a participarem da construção dos programas de governo, em um modelo ímpar que busca a administração eficiente. Entre as 22 reuniões, 14 são temáticas e vão até 1º de julho, seguidas de oito regionais que acontecem de 5 a 21 de julho. Os temas da primeira etapa foram definidos e agrupados a partir de encontros que Felipe iniciou há dois meses para ouvir profissionais de várias categorias, líderes comunitários e representantes de partidos. As reuniões temáticas começam sempre 19h, na Famath ou na Universidade Candido Mendes (Ucam). Já o seminário geral de 23 de julho, um sábado, terá início às 9h e deve durar todo o dia. A programação completa está disponibilizada nas redes sociais do PSB e do pré-candidato Felipe Peixoto.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM