Municípios se mobilizaram no Dia D de combate ao Aedes

Data contou com ações educativas em diversas regiões do estado. Convocação para a mobilização começou com a campanha 10 Minutos Salvam Vidas, lançada pela SES

O Dia D de Combate ao Aedes aegypti, sábado (12.12), foi marcado por diversas ações educativas em várias as regiões do estado. Duas delas aconteceram no Morro da Providência, no Centro, e na Praça Rui Barbosa, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A convocação para a mobilização começou com a campanha 10 Minutos Salvam Vidas, lançada pela Secretaria de Estado de Saúde. O objetivo é o combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que além da dengue também transmite o zika vírus e a febre chikungunya.

 

– A lição começa dentro da residência de cada um. É fundamental que todos tenham bastante precaução para evitar que o mosquito se prolifere. Vamos manter as caixas d’água fechadas, usar repelente, não deixar acúmulo de água em vasos de plantas e tomar todas as providências necessárias para evitar o foco. Em apenas dez minutos ou menos por semana, conseguimos afastar esse perigo. Nós contamos com a colaboração de todos – , afirmou o secretário estadual de saúde, Felipe Peixoto, que acompanhou de perto as ações.

 

No Centro, os agentes de saúde fizeram vistorias nas casas, retiraram entulhos e lixos e conversaram com a população sobre a doença. Já em Nova Iguaçu, a prefeitura local, em parceria com a SES, distribuiu informativo e uma revista em quadrinhos que contava sobre as “Férias frustradas de verão” do mosquito Aedes aegypti, que tenta se proliferar no município, sem sucesso.

 

A cuidadora Maria Amada fez questão de saber de todas as informações para combater a dengue:

 

– Minha filha está grávida e é muito importante saber das coisas para a saúde de todos. Eu assisto sempre os noticiários, vejo onde tem água parada, passo repelente na minha filha, falo pra ela usar calça comprida e olho sempre o quintal do vizinho – , disse.

 

Carolina Cruz, coordenadora de atenção básica da Clínica da Família atentou para os sintomas das doenças:

 

– Se tiver com manchas vermelhas pelo corpo, febre, coceira na pele, vermelhidão nos olhos ou dores nas articulações, tem que procurar uma clínica o mais rápido possível – destacou.

 

O Dia D também contou com ações das prefeituras de Saquarema, Macaé e Guapimirim. No próximo dia 19, o município promoverá o Dia Z, contra o zika vírus, realizando novas agendas em bairros da cidade para eliminação de focos.

 

Campanha 10 Minutos Salvam Vidas – O Zika vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a dengue e a Chikungunya. Portanto, a forma mais eficaz de se prevenir é combatendo o Aedes aegypti, diminuindo ao máximo o número de focos. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lançou esta semana a campanha 10 Minutos Salvam Vidas, para incentivar a população tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas. Entre as ações da Secretaria está ainda a doação de Saúde de 170 carros com o objetivo de reforçar as frotas de 91 municípios do estado no combate às endemias. A campanha inclui também a produção de material informativo e realização de capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada.

 

Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações importantes que ajudam a evitar a disseminação do vírus transmissor da doença. Outro cuidado fundamental é a proteção individual de gestantes, com o uso de repelentes, de roupas que previnam o contato com o mosquito e de evitar exposição durante a manhã e final da tarde, períodos em que o Aedes aegypti costuma atacar as vítimas.

 

O que é o zika vírus – O Zika vírus foi descoberto na década de 1940 emUganda e identificado nas Américas apenas no ano passado. A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue, e causa febre, manchas pelo corpo, coceira, além de dor de cabeça, muscular e nas articulações. O tratamento é hidratação, medicamentos para os sintomas e geralmente o paciente fica curado entre quatro e cinco dias. No entanto, por ser uma doença nova, sem muitos registros na literatura médica, não há até o momento evidências científicas que comprovem a relação entre o vírus em gestantes e o nascimento de crianças com microcefalia. Por isso, fundamental, por precaução, que mulheres grávidas reforcem medidas de proteção individual, como o uso de repelentes e evitar exposição em locais e períodos de maior atividade do mosquito.

 

O que é o chikungunya – A Febre da Chikungunya é uma doença causada por um vírus transmitido pelo aedes aegypty, mesmo mosquito que transmite a dengue, e agora também pelo aedes albopictus, mosquito que vem surgindo com mais força. É uma doença com sinais e sintomas muito parecidos com os da dengue: febre alta de início súbito, dores nas articulações e nos músculos. A principal característica que diferencia a chikungunya da dengue é a dor articular bastante forte. Geralmente, os pacientes de chikungunya apresentam dor em várias articulações ao mesmo tempo, o que chamamos de poliartralgia. As dores são muito mais intensas que as observadas na dengue. Além disso, a letalidade da chikungunya é menor que a da dengue.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM