São Gonçalo terá Centro de Tratamento de Queimaduras

Unidade será construída no mesmo terreno do Hospital Estadual Alberto Torres e contará com a primeira câmara hiperbárica disponibilizada na rede estadual de Saúde para tratamento de queimados

A população do estado do Rio contará com mais um importante investimento na área de saúde: um Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ), que será construído no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. A ampliação do hospital permitirá a construção de um CTI Infantil, com 10 leitos de UTI pediátricos exclusivamente para atender às crianças vítimas de queimaduras, serviço inédito oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde. O investimento do projeto, já aprovado pelo Fundo Nacional de Saúde, através de recursos de emendas parlamentares, é de R$ 2.280.000.

 

– Hoje nós não temos um serviço desses dentro da rede estadual de saúde. Será o primeiro. Já temos um CTQ adulto no Hospital Melchiades Calazans, na Baixada, que já recebe pacientes vítimas de queimaduras. Hoje as crianças são encaminhadas para o Alberto Torres, para o CTI Pediátrico, mas sem ter esse foco. Queremos um espaço exclusivo para essa criança vítima de queimadura ser atendida – explica o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.

 

O CTQ será erguido no mesmo terreno do HEAT, permitindo assim o uso de parte da infraestrutura de serviços da unidade. O Centro funcionará em uma edificação independente, com estrutura própria, incluindo novos ambientes como consultórios e leitos. Felipe Peixoto detalha a escolha da unidade para abrigar o novo espaço:

 

– O Hospital Alberto Torres foi escolhido por já ter uma tradição de receber crianças queimadas. A unidade conta com um Centro de Trauma que é referência para atendimento de vítimas de politraumatismos na rede estadual. Há um heliponto no local. Já era mais do que necessário ter um espaço exclusivo para esse atendimento – comentou o secretário.

 

A metragem prevista para o Centro de Tratamento de Queimaduras, que abrangerá também o CTI Infantil, é de cerca de 600 metros quadrados. O espaço contará com 10 leitos – sendo um de isolamento – , salas de curativo, recepção hiperbárica, balneoterapia, consultórios, posto médico, repouso, sala de terapia coletiva, e demais cômodos de apoio como, por exemplo, farmácia, vestiários, banheiros e sala de administração. A construção do CTQ terá início assim que os recursos forem disponibilizados pelo Ministério.

 

– Importante registrar que esse projeto só é possível porque conseguimos emendas parlamentares dos deputados para viabilizar essa obra.

 

Câmera hiperbárica – A Secretaria de Estado de Saúde está projetando uma câmara hiperbárica para atender pacientes no novo CTQ de São Gonçalo que será a primeira de toda rede. Não só as crianças, mas todos os pacientes da rede estadual poderão utilizar o equipamento para ajudar na cicatrização das feridas e recuperação das vítimas de queimaduras.

Esse tratamento médico consiste na inalação de oxigênio puro em pressão ambiente aumentada dentro de câmara hiperbárica, utilizando-se máscaras ou capuzes especiais, em sessões que duram de acordo com a patologia do paciente e orientação do médico. O paciente fica em repouso, respirando normalmente, enquanto oxigênio em grande quantidade vai se dissolvendo no sangue até chegar aos locais menos oxigenados

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM