Idealizadora do Projeto Arquiteto de Família é premiada pela Federação Nacional de Arquitetos

O projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Vital Brazil e já beneficiou mais de 150 famílias do Morro Vital Brazil, em Niterói

Com o propósito de estimular a melhoria habitacional para a promoção da saúde, o Projeto Arquiteto de Família foi identificado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) como uma ação de destaque. A arquiteta Mariana Estevão, fundadora da ONG Soluções Urbanas e idealizadora do Projeto Arquiteto de Família, recebe o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2015 da FNA, nesta quinta-feira (26.11), em cerimônia em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O projeto acontece desde 2011 no Morro Vital Brazil, em Niterói, viabilizado pela Secretaria de Estado de Saúde, através do Instituto Vital Brazil, e já beneficiou mais de 150 famílias com orientação técnica para reforma, e mais de 60 famílias com obras.

– O reconhecimento através desta premiação confirma o potencial do trabalho desenvolvido no projeto Arquiteto de Família em transformar a sociedade, no sentido de chamar a atenção para a realidade das famílias que moram em condições inapropriadas, com impacto sobre a saúde, nas relações familiares, desenvolvimento infantil, entre outros. Trata-se de uma política pública para resolução desse problema, envolvendo arquitetos e profissionais de outras áreas – afirma a arquiteta Mariana Estevão.

O projeto Arquiteto de Família consiste na participação de profissionais que prestam assessoria aos moradores no intuito de eliminar gradativamente situações de risco à saúde e à segurança. Assim, otimizar a circulação de ar e/ou adaptar o encanamento de esgoto são algumas das adequações que, além de bem-estar, proporcionam qualidade de vida aos moradores, oferecendo maior conforto e salubridade.

– As intervenções feitas nas casas, com o acompanhamento técnico da equipe do Arquiteto de Família, possibilitam a melhora na saúde desses moradores. Escutei relatos de mães que contam que a infiltração nas paredes de suas casas causavam danos à saúde dos filhos, e com a reforma, reduziu inclusive os gastos com medicação e até mesmo a ocorrência de internações. Esta ação integra a saúde ao meio ambiente e ao urbanismo, e só traz benefícios à população – declara o secretário de estado de saúde, Felipe Peixoto.

Muitos dos materiais utilizados nas reformas foram adquiridos através da Feira de Trocas Solidárias, parte do projeto Arquiteto de Família, do Instituto Vital Brazil – em parceria com a Ong Soluções Urbanas e a loja Leroy Merlin de Niterói. Com embalagens Tetra Pak os moradores trocam pela moeda social – chamada de “Trocado Vital”  – e realizam a “compra” de produtos para acabamento, como louças, metais e esquadrias.

Morando no Morro Vital Brazil, em Niterói, desde 2006, Nélia da Silva, de 53 anos, conta orgulhosa, as reformas e ampliações que fez em sua casa, através do projeto. Assim como Nélia, mais de 150 famílias já foram beneficiadas com orientação técnica para projeto de reforma, e mais de 60 famílias com obras.

– Depois que participei do curso de pedreiro oferecido pelo projeto, e com as condições de trocas das embalagens recicláveis de leite por materiais de construção, já coloquei revestimento na cozinha, pintei alguns cômodos, fiz canaletas para o escoamento da água da chuva e até um novo banheiro para minha casa. Hoje minha família vive muito mais feliz e confortável – conta Nélia da Silva, da varanda de sua casa, que também passou por reforma.

As embalagens arrecadadas são encaminhadas para a empresa Recicoleta, por uma parceria com a Tetra Pak. Em contrapartida, são fornecidas para o projeto telhas termoeficientes e ecológicas, feitas com as próprias embalagens, para serem utilizadas nas reformas das casas na comunidade. Desde sua criação, em setembro de 2011, já foram arrecadadas aproximadamente 160 mil caixas.

Projeto Arquiteto de Família – Com metodologia inovadora, o projeto Arquiteto de Família vem sendo executado de forma pioneira no Morro Vital Brazil, Niterói/RJ, desde 2008, por meio de um acordo de cooperação técnico científico entre a ONG Soluções Urbanas e o Instituto Vital Brazil. O Projeto foi criado em 2001, por Mariana Estevão, fundadora da ONG Soluções Urbanas, com o objetivo de prestar assistência técnica gratuita para famílias cujas moradias estão localizadas em Áreas de Especial Interesse Social, tendo como princípio a luta pela garantia do Direito Social à Moradia.

Uma equipe de profissionais formada por arquitetos, engenheiros, assistente social  e geógrafos prestam assessoria aos moradores no intuito de estimular as reformas e adequações, priorizando a eliminação de situações que comprometam a saúde e a segurança dos moradores. A atuação destes profissionais seguem estratégias econômicas e/ou construtivas, a fim de atender as necessidades e expectativas das famílias.

Em 2013, o Projeto Arquiteto de Família recebeu o Prêmio Generosidade, das Organizações Globo (2ª colocação), e o Prêmio Inovação da FINEP, na categoria Tecnologia Social, na fase regional (melhor projeto da região Sudeste).

Instituto Vital Brazil – O Instituto Vital Brazil é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM