Hemorio promove Semana Nacional do Doador

Evento acontece entre os dias 25 e 27 de novembro. A meta é reunir 1500 doadores nos três dias, podendo salvar até 6 mil vidas

O Hemorio promove coleta de sangue móvel na Cinelândia, nos dias 25 e 26 de novembro, pela Semana Nacional do Doador de Sangue. A expectativa é que cerca de 1500 pessoas compareçam na ação que visa a coleta de bolsas de sangue, que serão distribuídas para o atendimento de cerca de 200 unidades de saúde em todo o estado. A tenda vai funcionar das 9h às 17h, e no dia 27 das 8h às 16h.

 

– Percebemos que a população se solidariza com os pacientes que têm necessidade de transfusão de sangue, mas temos que convocar ainda mais doares para o Hemorio, pois a demanda é crescente. Com a Semana do Doador observamos que muitas das pessoas que participam doam sangue pela primeira vez, nosso desejo é que se tornem doadores contínuos e salvem muitas vidas – afirma o secretário de estado de saúde, Felipe Peixoto.

 

A campanha promovida na Semana Nacional do Doador aumenta os estoques do Hemorio em um período importante – o fim do ano, visto que observa-se uma redução do número de doadores próximo as festividades, justo no período em que há uma demanda maior de reposição sanguínea. O Hemorio é o responsável pelo abastecimento de sangue e derivados de cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente.

 

– Temos visto no Hemorio grandes grupos de doadores de sangue que se mobilizam através das redes sociais. Por isso, precisamos atingir essa parcela da população, conscientizando sobre a importância da participação deles na vida de um paciente. Objetivamos que o público jovem tenha ampla adesão à campanha e convoque os amigos e familiares, utilizando a hashtag #vemdoar. Além desta coleta móvel na Cinelândia, o Instituto acolhe os doadores de sangue, diariamente, sendo um bom ponto de encontro das pessoas que querem fazer o bem – declara o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.

Perfil do doador – A maior parte dos doadores do Hemorio é de homens (67%) e tem idade entre 18 e 29 anos (36%), moradores da Zona Norte e Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apenas 32% são doadores de repetição (ou seja, têm o hábito de doar sangue), contra 46% de doadores espontâneos (que vão motivados por alguma campanha ou episódio). Um outro ponto de destaque é que apenas 1,5% da população do Rio de Janeiro é doadora de sangue, o que faz com que o estado fique abaixo da meta de doadores da Organização Mundial da Saúde, que é de 5%.

 

Além disso, os dados identificaram que os moradores da capital são os mais assíduos na doação de sangue, contabilizando 65,1% do total. Os dados analisados ainda identificam que as unidades de saúde que mais consomem os hemocomponentes coletados na unidade estão no Centro (Hemorio e Hospital Municipal Souza Aguiar) e na Zona Sul (Hospital Federal da Lagoa), reunindo 42% da produção.

 

Parcerias – A Campanha da Semana Nacional do Doador acontece com a contribuição de parceiros importantes: Rádio Bandnews FM, MPB FM, Instituto Masan, CCR Barcas, Metrô Rio, SuperVia, Fetranspor, Disque-Denúncia, Polícia Militar, Cedae e Confraria do Garoto. A união destes agentes a Secretaria de Estado de Saúde reforça a importância da doação de sangue e a necessidade de sensibilizar cada vez mais as pessoas. Também estão previstas atividades culturais.

 

Quem pode doar – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirida através do site do Hemorio –www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídos pelo Estado. 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM