São Gonçalo recebe a Ouvidoria Itinerante da SES

Serviço já esteve na Central do Brasil e em Nova Iguaçu. Próxima parada será em Niterói em dezembro

São Gonçalo foi o terceiro município a receber a Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O serviço, que já passou pelo Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, esteve na cidade nesta terça-feira (24/11) na Praça do Rodo, no Centro, das 9h às 15h. Lançado em outubro deste ano, o serviço irá percorrer o estado, com o objetivo de ouvir demandas, críticas e sugestões, e orientar a população sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Em dezembro, a Ouvidoria Itinerante estará em Niterói.

 

A dona de casa Anete Rodrigues Vieira da Silva, de 62 anos, aproveitou a oportunidade para buscar orientação sobre como conseguir o seu cartão do SUS.

 

– Gostei bastante do atendimento. Foi rápido e bem esclarecedor. Essas iniciativas são muito importantes – contou Anete.

 

A equipe da Ouvidoria Itinerante é composta por oito ouvidores, que são psicólogos, assistentes sociais e profissionais da área administrativa, e trabalham na van adaptada pela SES para o projeto. Demandas de urgência e emergência têm prazo de 48 horas para retorno. Demandas administrativas, 15 dias, e processos administrativos, 30 dias. Os prazos são previstos em regulamentação específica para ouvidorias.

 

A intenção é que a Ouvidoria Itinerante percorra todas as regiões do estado. Já na segunda fase do projeto, a unidade móvel deverá percorrer as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h).

 

O projeto – A Ouvidoria Itinerante foi lançada em 15 de outubro na Central do Brasil, quando realizou 103 atendimentos, alcançando índice de resolubilidade de 85% para demandas relacionadas à SES e 49% para aquelas que envolviam os municípios.

 

– O serviço móvel de Ouvidoria reflete um modelo de gestão mais participativo, que busca estreitar a relação entre a secretaria e os usuários do serviço público de saúde. Quem ouve, com certeza, erra menos – destaca Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde.

 

 

A Ouvidoria – A Ouvidoria é um canal de comunicação da população com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro para receber as demandas e encaminhá-las ao setor competente. A identificação do usuário é importante, mas não é obrigatória. A Ouvidoria Geral da SES atende no telefone 0800 025 5525, nos dias úteis, das 8h às 17h, e pelo e-mail ouvidoria@saude.rj.gov.br. Mais informações no site www.saude.rj.gov.br. 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM