Roberto Chabo é primeira unidade do Rio de Janeiro a implementar o Hospital Amigo do Idoso

Com foco na humanização, programa conta comadequações na estrutura e assistência direcionada para pacientes acima de 60 anos

O Hospital Estadual Roberto Chabo (o HERC, em Araruama, região da Baixada Litorânea do Rio de Janeiro) é a primeira unidade de saúde no estado a contar com um projeto direcionado a pacientes acima de 60 anos. É o Hospital Amigo do Idoso, que atende à proposta da Secretaria de Estado de Saúde de oferecer um cuidado focado na assistência e também na humanização. Com enfermarias readequadas e a prática da equipe multiprofissional, o programa busca proporcionar mais conforto e interação aos pacientes idosos.

 

O projeto foi efetivamente implementado nesta sexta-feira, dia 13, em evento que contou com o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto; o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani; deputados estaduais; diretores do HERC; e superintendentes do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), que administra a unidade desde 2013. Após a apresentação do trabalho que vem sendo realizado pela organização social de saúde (OSS) nos dois anos de gestão compartilhada, Felipe Peixoto visitou o hospital conduzido pela diretora Maria José Araújo e pelo superintendente administrativo do ISG, Renato Gomes, conhecendo as instalações do Hospital Amigo do Idoso e descerrando a placa que marca o início do programa.

 

– O paciente idoso quase sempre tem limitações físicas e cognitivas pertinentes à idade, como redução de visão, audição e da própria estabilidade, e por isso precisa de atenção especial. Nossas unidades em geral têm ações para o paciente idoso, mas esse projeto do Roberto Chabo é específico, reunindo todas as ações em um só programa que, certamente, servirá de base para outros hospitais. Com ele, estamos instituindo o selo Hospital Amigo do Idoso, atendendo ainda a um projeto de lei – comemorou o secretário, lembrando o projeto de lei estadual 1.788/2012, nomeado “Programa Amigo do Idoso” e que especifica uma série de frentes voltadas ao idoso.

 

Ente as medidas adotadas no Roberto Chabo, estão o posicionamento dos leitos dos idosos próximo às janelas (o que amplia e estimula a percepção de espaço e tempo) e a adequação dos banheiros das enfermarias que ganharam relógios de parede e identificação das áreas e dos profissionais com forte apelo visual, como o nome de cada profissional da equipe do dia em evidência. Além das novidades na estrutura física, o Hospital Amigo do Idoso tem estratégias de incentivo à visitação de familiares e amigos (como o prolongamento do horário de visitas, agora das 15h às 17h), estímulos de atividades cognitivas e atépasseios assistidos ao ambiente externo.

 

Todas as ações foram identificadas no acompanhamento diário dos pacientes feito por uma equipe multiprofissional (médicos e profissionais de enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, serviço social e psicologia) que instituiu processos englobando todo o período de internação: da entrada à orientação da continuidade do cuidado pós-alta.

 

– O Hospital Amigo do Idoso vai além do tratar a doença, ele visa minimizar as complicações do paciente idoso em um hospital, evitando maior grau de dependência quando ele retorna a suas atividades domiciliares – explica o diretor-técnico do HERC, Astor Bruno Mello, à frente da equipe multiprofissional que se baseou em experiências de sucesso de hospitais do estado de São Paulo.

 

O hospital – Inaugurado há 13 anos, o Roberto Chabo é referência em traumato ortopedia, neurocirurgia e oftalmologia nos nove municípios da Baixada Litorânea: Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Casemiro de Abreu e Rio das Ostras. O hospital é 100% regulado pela SES, tem 600 colaboradores e 89 leitos (Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e unidades de tratamento intensivo), registrando uma média mensal de 431 atendimentos ambulatoriais e 240 cirurgias.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM