SECRETARIA DE SAÚDE LANÇA CAMPANHA CONTRA SÍFILIS CONGÊNITA

Notificações dobraram de 2010 a 2014, totalizando 13.013 casos no estado

Transmitida de mãe para filho durante a gravidez, a sífilis congênita é uma realidade cada vez mais preocupante nas maternidades da rede pública de saúde. Entre 2010 e 2014, o número de casos da doença no estado duplicou: passaram de 1.535 para 3.588 no ano passado. Para alertar a população, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lança, nesta sexta-feira (16.10), uma campanha de luta contra a sífilis, com ações e metas junto aos municípios. A ideia é aumentar a identificação da doença e melhorar a qualificação do pré-natal na rede pública de saúde. Para isso, as gestantes devem fazer a testagem duas vezes ao longo da gravidez na gestação e antes do parto, e seu parceiro também deve ser tratado para evitar a reinfecção.

 

Em 2010, o índice estadual foi de 7,1 casos por mil nascidos vivos e chegou a 15,4 em 2014. Ao todo, de 2010 a 2014, foram notificados 13.013 casos de sífilis congênita no estado. Em relação à faixa etária da mãe, houve a evidência que o maior percentual de gestantes se encontra entre 20 e 34 anos de idade, representando 61,4% dos casos diagnosticados, no período de janeiro de 2010 a agosto de 2014.

 

– Através do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, é possível evitar que a criança adquira a doença. Infelizmente a sífilis congênita ainda é uma causa frequente de abortos e má-formação do feto – diz o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

 

Plano de Enfrentamento da Sífilis Congênita – Para a campanha, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro vem preparando ações junto aos municípios. Entre elas, está a pactuação do plano de enfrentamento da sífilis congênita com gestores municipais de saúde, incluindo metas e ações a serem realizadas para controle da doença na gestação. Entre os objetivos estão: aumentar a detecção precoce da doença; ampliação de tecnologias para o diagnóstico e tratamento precoce; melhorar o acesso dos parceiros das gestantes às unidades de saúde para realização do teste e a qualificação de profissionais de saúde que atuam na atenção ao pré-natal.

 

– Caso o resultado seja positivo, é importante que a mulher faça o tratamento adequado e o parceiro também seja avaliado, já que há risco de reinfecção. A sífilis tem tratamento e cura, por isso é importante o diagnóstico precoce – afirma Felipe Peixoto, Secretário de Estado de Saúde.

 

 

Tratamento – O exame de sangue para identificar a doença deve ser feito ainda no primeiro trimestre da gravidez nas Unidades de Atenção Básica, nas redes municipais de saúde e nos serviços que realizam pré-natal pelo SUS. Recomenda-se que o teste seja repetido no terceiro trimestre de gestação e, novamente, antes do parto. Se a mãe estiver infectada, é possível que o bebê nasça com complicações. Importante também que seus parceiros sexuais sejam diagnosticados e tratados, já que há risco de reinfecção.

 

Por isso, todos os bebês que nascem na rede pública de saúde devem realizar o exame para identificar a doença. Em caso positivo, a criança precisa ficar 10 dias internada para receber a medicação adequada, o que muitas vezes aumenta o tempo de internação também das mães.

 

Sinais e riscos da doença – A sífilis congênita pode causar má-formação do feto, nascimento prematuro, aborto e até a morte do bebê. Na maioria dos casos, a sífilis se manifesta logo após o nascimento, mas a doença pode se manifestar até os dois anos de vida. A criança doente pode apresentar pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, surdez, dificuldade de aprendizagem, retardo mental e deformidades ósseas.

 

Nas mulheres e nos homens, os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre 7 a 20 dias após a contaminação. Se progredir, a doença pode causar manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos. A doença pode ser transmitida por relação sexual sem preservativo com pessoa infectada, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.  

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM