SAÚDE DO PESCADOR É TEMA DE SEMINÁRIO

Parceria entre as Secretarias de Estado de Saúde e de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, evento debateu o apoio aos municípios, voltado para a prevenção e o atendimento

Por Patrícia Gualberto

A capacitação de profissionais que atuam como facilitadores no Programa Estadual de Saúde e Segurança do Trabalhador foi o foco do “Seminário Saúde do Pescador e da Pescadora”, promovido em parceria pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), na manhã desta segunda-feira (13/07), no Centro do Rio.

– Esta é uma oportunidade para a integração do trabalho de duas secretarias estaduais, identificamos a possibilidade de somar forças em benefício dos pescadores. Vamos trabalhar em parceria com os municípios para que a rede de assistência seja ampliada, com a oferta de atendimento direcionado aos pescadores, que têm especificidades de alguns tratamentos, além de horários diferenciados disponíveis para o acompanhamento médico – ressaltou Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde.

Cerca de 150 pessoas se reuniram para debater a saúde e a assistência direcionada aos trabalhadores da pesca. Estiveram presentes presidentes de colônias e associações de pescadores, representantes municipais e integrantes do Conselho Estadual de Saúde e das secretarias estaduais, além de técnicos da Fundação Instituto da Pesca do Estado do RJ e profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

– A atuação da Sedrap, em conjunto com a Fiperj e, agora com a SES, vai ampliar o Programa de Saúde do Pescador. Este seminário é uma prática das políticas implantadas pelo Governo do Estado, uma vez que vai até os locais de atuação dos trabalhadores da pesca – comentou José Luiz Anchite, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.

O seminário abordou ainda a experiência no atendimento aos pescadores dos municípios de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e São João da Barra; além da arte da pesca a partir do olhar do pescador.

Programa Estadual de Saúde e Segurança do Pescador – Polos como Rio das Ostras e São João da Barra já contam com o programa, que deverá ser expandido para outros municípios do estado. Na etapa de implantação nos municípios, são abordados temas de interesse do pescador, como saúde, legislação trabalhista e previdenciária, regulamentações do Ibama e da Marinha, e outros.

– Quando implementamos o Programa nos municípios, o evento de abertura sempre leva palestras de educação, além de haver a distribuição de kits com itens de segurança e saúde. Em contrapartida, os municípios se comprometem a viabilizar atendimento ambulatorial em horários diferenciados para o atendimento aos pescadores – explica o William Santos, coordenador do Programa Estadual.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM