Felipe Peixoto apresenta projeto de drenagem para os moradores da Região Oceânica

Foram apresentadas as propostas de intervenções de macro e microdrenagem das sub-bacias do município

 A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional apresentou o projeto Caminho das Águas para os moradores do Bairro Peixoto, Campo Belo e Itacoatiara nesta quinta-feira (8). O evento, realizado no Colégio Cenecista Athayde Parreiras em Itaipu, foi organizado pelo Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (CCRON).

Na reunião, foram apresentadas as propostas de intervenções de macro e microdrenagem nas sub-bacias de Campo Belo, Córrego dos Colibris e Itacoatiara que compõe a geografia desses bairros. Além das áreas demonstradas aos presentes, o projeto Caminho das Águas contempla outras oito sub-bacias que receberão soluções de engenharia para dar fim aos constantes alagamentos que historicamente acontecem na Região Oceânica, a maior região administrativa do município de Niterói. Os moradores relataram a situação atual dos canais próximos a suas residências, tiraram dúvidas e fizeram sugestões para a equipe técnica da Secretaria.

Esta foi a segunda reunião expositiva do projeto que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional participou a pedido do CCRON. A primeira foi realizada em março para habitantes do bairro de Piratininga. Na ocasião, moradores da localidade do Jacaré reivindicaram a inclusão da sub-bacia de mesmo nome no estudo.

O Caminho das Águas é um dos projetos de infraestrutura regional da Secretaria, assim como o Programa de Comunidades Pesqueiras que teve seu primeiro trabalho “Canto de Itaipu” concluído em junho. O Caminho das Águas está sendo elaborado pela Prossema Engenharia, contratada a um valor de R$ 1.392.726 com recursos do Proinvest. Os trabalhos iniciados em junho de 2012 estão previstos para serem concluídos em outubro deste ano.

O projeto traz detalhado dados topográficos, estudos geológicos e geotécnicos, estudos hidrológicos, projeto de drenagem pluvial e soluções de engenharia para as seguintes sub-bacias: Fazendinha, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Arrozal, Jacaré, João Mendes, Vala, Córrego dos Colibris, Campo Belo e Itacoatiara. Entre as indicações estão a proteção das cabeceiras dos rios e uma rede de drenagem capaz de suportar as maiores chuvas dentro do tempo de recorrência de 25 anos.

A Região Oceânica é cercada pelas serras da Viração, Darcy Ribeiro e Tiririca e possui ainda as Lagoas de Itaipu e Piratininga que naturalmente recebem o curso das águas pluviais. É uma área em franca expansão imobiliária da cidade de Niterói e historicamente apresenta problemas de inundações em duas de suas três bacias hidrográficas (Piratininga e Itaipu). Os eventos provocam prejuízos ao meio ambiente, à saúde e aos bens públicos e privados.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, a implantação do serviço de macro e microdrenagem na Região Oceânica permitirá o desenvolvimento sustentável do território.

– A cidade de Niterói, pela sua proximidade com o Comperj, está sofrendo uma pressão de crescimento. Como a Secretaria vem atuando diretamente no planejamento das cidades do entorno do empreendimento, entendemos que era o momento de olhar para um problema antigo antes que fosse tarde demais. Este é o primeiro grande projeto já feito para a Região Oceânica de Niterói – explicou Felipe Peixoto.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM