Felipe Peixoto firma parceria com São José de Ubá

Objetivo é promover o escoamento dos produtos agrícolas e a piscicultura local

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, e o prefeito de São José de Ubá, Gean Marcos, assinaram convênios, na manhã desta quarta-feira (24/07), com objetivo de promover a economia rural do município. As parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura envolvem cooperação para a administração do Mercado Produtor, ligado à Ceasa, e para o diagnóstico da piscicultura na cidade.

– Por nove anos, a unidade da Ceasa em São José de Ubá ficou sem comercialização. Mês passado, reabrimos o Mercado Produtor e já podemos sentir o retorno dos agricultores à unidade. Esta parceria é muito importante para continuar o trabalho de fortalecimento do produtor rural – afirmou Felipe Peixoto.

Desde 23 de junho deste ano, quando o Mercado Produtor foi reaberto, foram comercializadas 12.574 caixas, representando aproximadamente 200 toneladas de produtos vendidos. Entre os principais produtos comercializados estão o tomate, pimentão, pepino, jiló, berinjela.

– Ao vender sua produção na Ceasa, os produtores podem negociar os alimentos sobre o valor atualizado de cada item. O retorno desse movimento vai gerar mais emprego no comércio e renda para a nossa população – explicou o prefeito Gean Marcos.

A revitalização do Mercado Produtor beneficia diversos produtores, principalmente agricultores familiares, que estavam com dificuldades de escoamento a sua produção. Não apenas os produtores de São José de Ubá participaram na oferta dos produtos no Mercado, que tem o tomate como carro-chefe, mas também agricultores de Santo Antônio de Pádua, Miracema, Cambuci e Itaperuna.

A segunda parceria pretende promover a piscicultura em São José de Ubá. Técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e da prefeitura vão trocar informações sobre a atividade aquícola existente no município. Os profissionais estão habilitados a ministrar cursos de capacitação e dar assistência direta aos criadores.

Acompanharam a assinatura dos convênios o subsecretário de Estado de Pesca, Marco Botelho, o deputado estadual João Nacif, o vice-prefeito José Cosme, o secretário municipal de Agricultura e Pesca Magno Vicente, o presidente da Câmara de Vereadores de São José de Ubá, Juninho Valeriote, entre outros secretários municipais.  

Banco de Alimentos

O secretário Felipe Peixoto também lembrou das ações desenvolvidas pelo projeto Banco de Alimentos.

– Nesta região atendemos a três Instituições em São José de Ubá e Lage de Muriaé. Na APAE de São José de Ubá assistimos 130 excepcionais, no Lar Bezerra de Menezes 85 crianças de 0 a 8 anos de idade e na APAE-Lage de Muriaé outros 45 excepcionais. É um total de 260 assistidos somente no interior – relatou o secretário.

O Banco de Alimentos da Ceasa é um  órgão de mobilização social que funciona como uma central de arrecadação, processamento e distribuição de alimentos que não estão em condições ideais de comercialização, mas que estão em perfeitas condições para consumo. Estes produtos são doados por produtores e comerciantes e, no Banco de Alimentos, passam por um processo de seleção e processamento, quando necessário.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM